quinta-feira, 27 de março de 2014

O que devo estudar para a OBA?

Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA).


Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais. 

quarta-feira, 26 de março de 2014





Materiais Necessários para a BASE do foguete e o foguete – MOBFOG
BASE de CANO
1.     1,5 metros de cano de ½ polegada;
2.    03 tampões de ½ polegada;
3.    02 TÊS de ½ polegada;
4.    02 joelhos de ½ polegada;
5.    02 luvas de ½ polegada;
6.    01 luva de 40 mm;
7.    01 registro de plástico (meia volta) de ½ polegada;
8.    01 veda rosca;
9.    01 cola de cano;
10.  06 abraçadeiras (enforca gato);
11.  01 abraçadeira de aço (média);
12.  01 válvula de bicicleta (Casa Prado);
13.  01 fita isolante preta;



FOGUETE DE GARRAFA PET
1.     02 Garrafas PET Iguais (coca ou Pepsi);
2.    01 fita adesiva ou fita isolante;

3.    01 bandeja de bolo lisa (papelão); 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Colégio Santos - História

         

           O Colégio Santos, situado a Rua Dona Mocinha Viana, S/N, Centro, Forquilha-Ce, foi inaugurado no dia 01.01.1997, por seu fundador Enoque dos Santos, homem observador e inteligente que, visando participar da vida profissional de seus filhos e contribuir para o bem estar social do município, resolveu fundar uma escola particular com ensino de qualidade e bons profissionais, na qual atendesse as necessidades educativas.
            Depois de vários dias de estudo, o fundador junto com seus filhos, chegou a conclusão de que nada mais justo homenagearem ao seu fundador com o sobrenome “Santos”.
            No primeiro ano letivo, funcionou do Pré – I a 4ª Série, com o total de 58 alunos e 11 funcionários. Foi autorizado com o parecer nº. 648/97 no dia 28 de junho de 1998, e com o passar dos anos foram aumentando as séries, até a 8ª série.
         Chegamos ao nosso objetivo, que foi a autorização da Educação Infantil e o reconhecimento do Ensino Fundamental, no dia 14 de junho de 2004, nos termos do parecer nº. 0401/2004.

          Atualmente nossa clientela são crianças de 3 anos até 14 anos, que devido ao crescimento das turmas houve a necessidade de ampliações do espaço físico, onde oferecemos ao município um estudo de qualidade, professores qualificados e alunos criativos, participativos para a nossa sociedade.