domingo, 20 de abril de 2014

Quem foi Tiradentes?

Vida deste importante personagem da História do Brasil, sua luta pela independência do Brasil, o movimento da Inconfidência Mineira, morte de Tiradentes.


Introdução 

O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).

Biografia

Exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.

Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.

Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Para saber mais: livros e filmes

Filme : Os Inconfidentes . Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1972

Livros : BENTES, Ivana. “ Independência ou Morte ”. Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 1996.

BERNADET, Jean-Claude. “O caso Tiradentes: notas ”. Piranha no mar de rosas . São Paulo: Nobel, 1982. 

RAMOS , Alcides Freire. “ Aconjuntura política (1964-1972) e Os inconfidentes ”. Canibalismo dos fracos : cinema e história do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

Páscoa - Origem e Diferentes Significados!



As origens do termo 

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. 

Entre as civilizações antigas 

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

A Páscoa Judaica

Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão. 

A Páscoa entre os cristãos

Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. 

A História do coelhinho da Páscoa e os ovos 

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Significado para os cristãos


Para os cristãos a Páscoa é a celebração da ressureição de Jesus Cristo, que ocorreu no terceiro dia após sua morte na cruz, de acordo com o Novo Testamento da Bíblia. Portanto, a Páscoa é um fundamento da fé cristã.

A ressureição de Cristo é considerada pelos cristãos como uma esperança viva dada por Deus aos homens.

Importância

O domingo de Páscoa é muito importante para os cristãos. As igrejas costumam tratar a data de forma festiva e feliz, pois ela simboliza a esperança e a vida nova em Cristo.

A Semana Santa – tradição religiosa católica

Com início no Domingo de Ramos, a semana santa é aquela que antecede a Páscoa e onde ocorre a celebração da Paixão de Cristo, sua morte na cruz e a ressurreição.

Símbolos da Páscoa Cristã

- Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, a salvação e a ressureição.

- Pão e vinho: na última ceia, Jesus disse que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue. O pão e o vinho foram oferecidos aos seus discípulos. Eles representam a vida eterna.

- Cordeiro: Jesus é o cordeiro de Deus, sacrificado para salvar toda a humanidade.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

TECNOLOGIA NOS ESTUDOS - Aplicativo para Celular - Simulado OBA

Este ano teremos mais uma opção para a preparação dos alunos para as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de 2014: “Simulado OBA”.

O “Simulado OBA” é um aplicativo do tipo “quiz”, para smartphones e tablets, pra você testar seus conhecimentos de Astronomia e Astronáutica, enquanto se diverte estudando para a OBA de 2014.
O aplicativo contém perguntas adaptadas das provas reais realizadas nos anos de 2008 a 2013.

Visite-nos no Facebook:
www.facebook.com/pepper.oliver.92
Link para o aplicativo na Apple store (para Iphones e Ipads da Apple):
https://itunes.apple.com/br/app/simulado-oba-nivel-1-free/id824507793?l=en&mt=8



Link para o aplicativo Google play (para celulares e tablets com sistema Android): 
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pepperandoliver.oba1free&hl=en



Instruções para download:
Nos links acima você terá acesso aos aplicativos conforme o seu aparelho e sistema operacional. Selecione o nível, instale e aproveite!
Dúvidas, sugestões ou comentários, envie seu email para pepperandoliver@hotmail.com.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Eclipse Lunar - Veja imagens do eclipse 'Lua de sangue' Eclipse põe a Lua na sombra da Terra em relação ao Sol. Fenômeno dá tom avermelhado à Lua.


O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar, ou a “Lua de sangue”, quando a Lua fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.
No Brasil, o eclipse total poderia ser visto a partir das 3h, por cerca de 78 minutos, nas regiões Norte e Centro-Oeste, se as condições meteorológicas permitissem.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetirá apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses do Sol -- um em abril e outro em outubro.
A agência espacial americana (Nasa) explicou que a Lua de sangue é quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre - algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.
Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.
Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:

- 15 de abril: Eclipse total da Lua – visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia
- 29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um "anel" do Sol em volta da Lua) - visível na Antártica e Austrália
- 8 de outubro: Eclipse total da Lua - visível nas Américas, na Austrália e Ásia
- 23 de outubro: Eclipse parcial do Sol - visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia


Felipe Martins

Apostila para Olimpíada de Matemática

Olá Galerinha...
Aqui abaixo vai o link das Apostilas!


Anos Finais do Ensino Fundamental (8ª e 9ª Ano)

Aproveitem...
Bom Dia!
Boa Tarde!
Boa Noite!

quinta-feira, 27 de março de 2014

O que devo estudar para a OBA?

Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA).


Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais. 

quarta-feira, 26 de março de 2014





Materiais Necessários para a BASE do foguete e o foguete – MOBFOG
BASE de CANO
1.     1,5 metros de cano de ½ polegada;
2.    03 tampões de ½ polegada;
3.    02 TÊS de ½ polegada;
4.    02 joelhos de ½ polegada;
5.    02 luvas de ½ polegada;
6.    01 luva de 40 mm;
7.    01 registro de plástico (meia volta) de ½ polegada;
8.    01 veda rosca;
9.    01 cola de cano;
10.  06 abraçadeiras (enforca gato);
11.  01 abraçadeira de aço (média);
12.  01 válvula de bicicleta (Casa Prado);
13.  01 fita isolante preta;



FOGUETE DE GARRAFA PET
1.     02 Garrafas PET Iguais (coca ou Pepsi);
2.    01 fita adesiva ou fita isolante;

3.    01 bandeja de bolo lisa (papelão); 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Colégio Santos - História

         

           O Colégio Santos, situado a Rua Dona Mocinha Viana, S/N, Centro, Forquilha-Ce, foi inaugurado no dia 01.01.1997, por seu fundador Enoque dos Santos, homem observador e inteligente que, visando participar da vida profissional de seus filhos e contribuir para o bem estar social do município, resolveu fundar uma escola particular com ensino de qualidade e bons profissionais, na qual atendesse as necessidades educativas.
            Depois de vários dias de estudo, o fundador junto com seus filhos, chegou a conclusão de que nada mais justo homenagearem ao seu fundador com o sobrenome “Santos”.
            No primeiro ano letivo, funcionou do Pré – I a 4ª Série, com o total de 58 alunos e 11 funcionários. Foi autorizado com o parecer nº. 648/97 no dia 28 de junho de 1998, e com o passar dos anos foram aumentando as séries, até a 8ª série.
         Chegamos ao nosso objetivo, que foi a autorização da Educação Infantil e o reconhecimento do Ensino Fundamental, no dia 14 de junho de 2004, nos termos do parecer nº. 0401/2004.

          Atualmente nossa clientela são crianças de 3 anos até 14 anos, que devido ao crescimento das turmas houve a necessidade de ampliações do espaço físico, onde oferecemos ao município um estudo de qualidade, professores qualificados e alunos criativos, participativos para a nossa sociedade.